Copa RS

Copa RS

A COPA RS DE FUTEBOL AMADOR 2024 têm por objetivo proporcionar o intercâmbio entre os 497 municípios das diversas regiões do RS;
Contribuir para o desenvolvimento do esporte amador no estado;
Utilizar a Copa como fator de integração entre os participantes;
Promover uma competição organizada, regrada e disciplinada, para o bem do futebol amador;
Oportunizar que a Copa RS de Futebol Amador proporcione momentos de esporte e lazer para os atletas e famílias envolvidas no evento.

A primeira edição da Copa RS aconteceu entre outubro de 2022 e março de 2023, em um investimento de R$800 mil do Governo do Estado. Simbolizando um marco da retomada do futebol amador gaúcho, a competição reuniu mais de 5 mil profissionais e 147 times, envolvendo todas as regiões do estado em mais de 200 jogos.

Nesta segunda edição, a Copa RS tem 162 equipes inscritas, representando 82 municípios. São 72 times na categoria Livre, 66 no Veterano e 24 na Master. A competição começa dia 21 de abril.

O Futebol é um fenômeno cultural do povo brasileiro, sendo praticado em todos os cantos do país, ele é jogado nas ruas, praças, campos de areião, etc, ou seja, em qualquer lugar possível o futebol está presente no nosso cotidiano, contagiando crianças, jovens e adultos para a prática dessa modalidade. No Rio Grande do Sul, o futebol amador tem a sua tradição na prática em campo de várzea, principalmente jogados aos sábados e domingos, transformando-se em um programa de lazer para as famílias de baixo poder sócio-econômico.

No período de pandemia do Covid 19, nos anos de 2020 e 2021, onde todas as atividades no país pararam, pois às recomendações de distanciamento social das pessoas, foi a principal tomada de decisão para o controle da pandemia, sendo assim, todos os esportes de contato foram proibidos, entre eles o futebol.
Com a retomada das atividades, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer organizou a primeira edição da Copa RS, realizada entre outubro de 2022 e março de 2023, como o maior campeonato estadual de futebol amador do Rio Grande do Sul, incentivando o retorno dos jogos e reencontros das famílias nos campos de futebol.

Baixe aqui o Regulamento