Notícias

Finais da Copa RS de Futebol Amador acontecem domingo em Gravataí

A maior competição por equipes do futebol gaúcho define os campeões das suas três categorias neste domingo, 01 de dezembro. Após 234 jogos, a disputa chega a sua reta final, com os jogos decisivos, que serão realizados no estádio Vieirão, em Gravataí. A Copa RS de Futebol Amado é organizada pela Secretaria do Esporte e Lazer do Estado, com a realização e execução do Grupo Telos e a chancela da Federação Gaúcha de Futebol.
O Estádio Antônio Vieira Ramos, o Vieirão, em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, será o palco das finais das três categorias, a partir das 9h30. Cada categoria definirá seu campeão em jogo único, com disputa de pênaltis se persistir o empate no tempo normal. A entrada para o público é gratuita. As partidas também terão transmissão ao vivo pelo YouTube da Copa RS RS (https://www.youtube.com/@Copars.oficial).
Em sua segunda edição, a Copa RS de Futebol Amador tem um investimento superior a R$ 800 mil do Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e Lazer. Iniciada em abril de 2024, a competição reuniu 165 equipes de 82 municípios, sendo 76 times na categoria Livre, acima de 18 anos, 65 em Veterano, a partir de 40 anos, e 24 na inédita categoria Master, acima de 50 anos. “A Copa RS já é um patrimônio esportivo do nosso Estado, promovendo a integração entre as regiões e movimentando a economia nos locais dos jogos. O domingo promete ser emocionante, com três finais. O Vieirão, em Gravataí, receberá um grande público. Este é um evento que fortalece e muito o esporte gaúcho”, destaca o secretário do Esporte e Lazer do RS, Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral.
Os jogos finais neste domingo (01/12) irão reunir nomes conhecidos do futebol gaúchos defendo as suas equipes. Na final da Categoria Master, por exemplo, estarão em ação jogadores pela equipe Carrossel, de Caxias do Sul, jogadores como o centroavante Adão, ex-Caxias e Grêmio, e o meia Lauro, ídolo no Juventude. No Barnabé, o destaques são o meia-atacante Marcelo Mabília, ex-dupla Gre-Nal, e o meia Cesar Sant’Anna, que jogou 14 anos no exterior, em países como Itália, Suiça, China, Áustria e Finlândia. Já na final da categoria veterano, o Respeito & Igualdade, de Tores, conta com o meia Davi, que passou por clubes como São Paulo, Coritiba e Avaí. No Caponense, os destaques são o meia Vâiner, o lateral Michel, ex-Inter e Cruzeiro-MG, e Jesiel, goleador da edição passada da Copa.

Números da Copa RS
165 equipes
234 jogos
615 gols
Média de 2,62 gols por jogo
6.570 INSCRITOS (Atletas e comissão).
Artilheiros da Copa RS
Master
Delmer, do Barnabé – 6 gols
Adão, do Carrossel – 5 gols
Claudiomar, do Carrossel, Fabiano Neves e Cesar Santana, ambos do Barnabé – 3 gols
Veterano
Davi, do Respeito & Igualdade – 7gols
Leandro Oliveira da Cruz – 7 gols
Everson Dutra, Paraná FC, e Fabio Almeida, União Santo Alfredo – 5 gols
Livre
Weslley, do Vila Nova de Taquara- 8 gols
Marcio Telê, do Villarreal- 7 gols
Pedro Martins, do São Pedrense- 5 gols.
Finais da COPA RS 2024 – Estádio Vieirão, em Gravataí – Dia 01/12/2024
09h30 – Final Master
EC Barnabé de Gravataí X Carrosel de Caxias do Sul;
13h- Final Livre
Vila Nova de Taquara X GE São Pedrense de São Pedro do Sul;
16h- Final Veterano
Caponense FC de Capão da Canoa X Respeito e Igualdade de Torres.

Texto: Ernani Campelo (grupo Telos)
Foto: Divulgação/Estádio Vieirão.